Cabelos Coloridos – Moschino Fall/ Winter 2016

Home / Cabelos / Cabelos Coloridos – Moschino Fall/ Winter 2016
Quem tem acompanhado a indústria fashion nas últimas temporadas tem percebido a receptividade por cabelos coloridos para compor um estilo mais ousado.
A Moschino tem inserido isto com grande frequência em seus desfiles, a exemplo do recente desfile Outono/ Inverno 2016 que aconteceu na Europa no começo deste ano.
O Criativo da marca Jeremy Scott trouxe para o look as cores neons para se inspirar em detalhes punk dos anos 80/90

Para tirar algumas dúvidas que as pessoas tem sobre cuidados com cabelos coloridos mais definitivos que e bem diferentes deste do video e fotos que são mais efeitos estéticos temporários, convidamos a Hair Stylist May Maeda para falar esclarecer sobre o assunto.

A Hair Stylist May Maeda explica que as cores fantasias (azul, laranja, roxo, etc) são tonalizantes sem amônia de uso exclusivo para cabelos claros (loiro escuro) e descoloridos, cabelos escuros não possibilitam tal serviço.
Entretanto não é tão simples quanto parece.
Há vários tópicos a serem considerados antes da realização da cor e dicas para a manutenção de cor ou troca de cor.
Não é um produto superficial
Por ser um produto de impregnação (quanto mais tempo o produto fica no cabelo ou quanto mais vezes ele é aplicado), não sai na primeira lavagem como os sprays coloridos que tem a venda em lojas de cosméticos. Tem uma duração média de 4 a 10 lavagens, dependendo do estado do cabelo e da cor utilizada e mesmo depois deste período ele normalmente não sai por completo do fio.
Se você quer uma cor que dure SOMENTE um dia ou um fim de semana recomendo a utilização de spray colorido para cabelo, apliques ou perucas.
O cabelo precisa ser claro ou descolorido
Quanto mais clara for a cor escolhida, mais claro o cabelo deverá estar.
Um cabelo azul escuro, por exemplo, não precisa estar tão claro quanto um cabelo na cor azul bebe.
Cuidado ao descolorir o cabelo
Cabelos escuros, em sua maioria, são difíceis de clarear. Por isso precisam ser descoloridos mais de uma vez.
Mas deve se tomar o cuidado de não manchar o cabelo, pois a cor final também poderá ficar manchada.
Deve se tomar cuidado também com a saúde dos fios, pois quanto mais se descolore um fio, mais ele fica ressecado e frágil.
Sem preguiça de tratar
Para manter o brilho, a maciez e a cor por mais tempo é necessário um programa de tratamento a cada 15 dias no mínimo, sendo a primeira logo após a tonalização
Progressiva, alisamento e outros
Pessoas que tem qualquer tipo de química no cabelo devem ter atenção redobrada, pois a cor pode ser inviável ou arriscada.
Vários fatores podem contribuir para a NÃO realização destas cores:
  • Cabelos com coloração muito escura (coloração de amônia ou tonalizante convencional), podem que não aguentar o processo de descoloração (quebra de fio) ou não clarear o suficiente (o fio não clareia o suficiente e fica muito sensível)
  • Cabelos com progressiva, relaxamento ou alisamento que forem diagnosticados como extremamente ressecados e sensíveis ou com pontas com propensão a quebra, devem ser tratados antes da realização da descoloração.
  • Cabelos extremamente finos, podem não aguentar o processo de descoloração.
  • 4- Cabelos coloridos anteriormente com hena, na maioria das vezes não aguenta o processo de descoloração ou não clareiam.
Piscina / mar
Pessoas que fazem uso constante de piscina ou que vão à praia com regularidade deverão ter cuidados redobrados com os fios, tanto na manutenção de cor quanto no tratamento do cabelo.
A agua das piscinas normalmente são tratadas com produtos químicos que fazem os cabelos coloridos desbotarem facilmente e os deixam fragilizados e sensíveis
A agua do mar, por conter uma grande quantidade de sal, também faz o cabelo desbotar rapidamente e resseca os fios.
É imprescindível o uso de protetor solar e leave in hidratante para cabelos coloridos ou ressecados.
Dormir com o cabelo molhado? NÃO!!
Enquanto os cabelos coloridos estão úmidos, eles facilmente soltam os pigmentos contidos nos fios.
Se for lavar o cabelo de noite, o ideal é seca-lo com o secador antes de dormir, a não ser que você queira uma nova estampa na fronha, no lençol…
Colori os fios, enjoei e quero tirar
Retirar os pigmentos coloridos também não é simples.
Feito de maneira incorreta ele pode manchar os fios, sensibiliza-los e até mesmo quebra-los.
Há várias maneiras de se retirar este tipo de pigmento dentre elas estão:
  • 1- Limpeza de cor: É usado um descolorante mais suave apenas para a remoção dos pigmentos inseridos nos fios.
  • 2- Decapagem: É um descolorante mais forte, usado nos casos em que a limpeza de cor não é suficiente para a remoção de pigmentos, normalmente isso acontece quando a pessoa aplica várias vezes o mesmo pigmento em um curto espaço de tempo (a cada 15 dias ou menos).
  • 3- Cobertura de cor: Feito normalmente com um tonalizante convencional o mais próximo da cor natural do cabelo ou um tom mais escuro, cobre a cor existente nos fios, porém com o tempo o tonalizante desbota e poderá aparecer novamente a nuance antes aplicada
As duas primeiras alternativas fazem o cabelo voltar ao loiro inicial usado para a aplicação do tonalizante, se não gostar ou não querer usar o cabelo claro, melhor optar pela terceira alternativa.
Gostei do cabelo colorido, mas quero mudar a cor
Algumas cores podem ser aplicadas, sem a necessidade de um novo clareamento.

Exemplo:
-Se você quer aplicar um roxo em um cabelo rosa ou um vermelho em um cabelo laranja, salvo se a cor anterior for mais escura do que a desejada.
Em mudanças bruscas, pode ocorrer uma mistura de pigmentos e ser revelado uma nuance completamente diferente da desejada.

Exemplos:
-Está com o cabelo vermelho e quer aplicar um azul, o resultado pode ser um roxo.
-O cabelo está laranja e quer aplicar um verde, o resultado fica indefinido.
-Fios rosas podem ficar roxos, se aplicado a cor azul.

É fundamental ter um profissional executando esse tipo de efeito nos cabelos para evitar qualquer tipo de dano e potencializar o resultado desejado, é só vir aqui no Salão Mil e 500! :)

Texto: Hair Stylist May Maeda
Unidade: Butantã

Related Posts

Leave a Comment